quinta-feira, 14 de maio de 2009

Igrejas se unem para celebrar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos


Com o tema “Unidos na tua mão” (Ez 37, 17), o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), que reúne oito igrejas cristãs, incluindo a Igreja Católica, realiza, entre os dias 24 e 31 de maio, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2009. O evento trata-se de um convite a rezar juntos pelo processo de educação das comunidades cristãs no caminho da reconciliação.

Segundo o secretário-geral do Conic, reverendo Luiz Alberto Barbosa, a Semana é um caminho de “reconciliação, para transformar as nossas relações humanas conforme o Evangelho”. O secretário explica que a Semana é motivada pela necessidade de se fazer uma reflexão mundial em torno do mesmo tema, para a contribuição da unidade entre as igrejas cristãs. O acontecimento é mundial, mas realizado em diferentes datas.
“Na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos queremos esquecer nossas mínimas diferenças e relembrar as palavras de Jesus sobre a importância de nossas semelhanças como cristãos”. Para o reverendo Luiz Alberto, “As afinidades das igrejas cristãs em torno de Jesus são mais fortes do que as diferenças”. O secretário lembra que não só as igrejas integrantes do Conic participam do evento, como também as igrejas Batista, Assembleia de Deus, Metodista, Sara Nossa Terra, e outras.

O presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom José Alberto Moura, diz que o evento é a maior manifestação de unidade entre os cristãos do mundo inteiro. “A Semana é fundamental para os cristãos de todo o mundo. A celebração visa unir as igrejas no seguimento de Jesus Cristo como um só pastor e nós como um só rebanho. Com o encontro, nós não conseguimos cumprir o sonho de Jesus pela unidade, mas já é um bom começo”, ressalta.

Como acontece?

A abertura nacional da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos acontece às 19h do próximo dia 23 de maio, em Brasília, na catedral Anglicana. Durante a semana, de 24 a 31 de maio, dioceses, paróquias e comunidades da Igreja Católica recebem fiéis de outras igrejas para fazer, assim, as celebrações com o material do Conic. Da mesma forma acontece também nas Igrejas evangélicas que recepcionam fiéis de variadas confissões religiosas cristãs.

Ainda segundo o reverendo Luiz Alberto, o tema deste ano “Unidos na tua mão” (Ez 37, 17), foi proposto pela Conferência Episcopal da Coréia do Sul. A motivação para a escolha é a divisão das duas Coréias [Sul e Norte]. “Com a escolha os bispos daquele país lembram que há a necessidade urgente da unidade entre esses dois países”.

Fonte: www.cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário, críticas e sugestões