sexta-feira, 10 de julho de 2009

Nova Encíclica do Papa Bento XVI



“Caridade na verdade”, 3ª encíclica de Bento XVI

Na última terça-feria, dia 7 de julho, o Santo Padre publicou sua nova Carta Encíclica, Caritas in Veritate. Esta é uma enciclica social e tem o desejo de fazer com que a sociedade seja uma verdadeira comunidade, cujas relações sejam ditadas pela fraternidade. A Caritas in veritate considera que a verdade e o amor têm uma força social fundamental.

A encíclica de Bento XVI sustenta que “a sociedade tem necessidade de verdade e amor” e “o cristianismo é a religião da Verdade e do Amor”; por este motivo, “a maior ajuda que a Igreja pode oferecer ao desenvolvimento é o anúncio de Cristo”.

Verdade e amor são fundamentais para a organização social e desempenham uma função de “purificação” para a economia e a política.

Dom Crepaldi sublinhou que, pela primeira vez em uma encíclica social, o direito à vida e à liberdade religiosa encontram uma explicação e consistente colocação em relação ao desenvolvimento.

A encíclica sublinha que “já não será possível implementar programas de desenvolvimento somente de tipo econômico-produtivo que não levem sistematicamente em conta também a dignidade da mulher, da procriação, da família e dos direitos do concebido”.

Confira o texto na integra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário, críticas e sugestões