segunda-feira, 3 de agosto de 2009


DIA O2 DE AGOSTO – 18º DOMINGO DO TEMPO COMUM

“EU SOU O PÃO DA VIDA” (JO 6,35)


VOCAÇÃO PARA O MINISTÉRIO ORDENADO

(BISPOS, PADRES, DIÁCONOS)


Irmãos e irmãs, iniciamos o mês de agosto que, segundo o costume da Igreja no Brasil, é dedicado à oração, reflexão e ação sobre o tema das vocações. Nesta primeira semana, o foco é a vocação para o ministério ordenado, que compreende os diáconos, padres e bispos. São escolhidos, justamente, para levar avante o projeto de Deus, que é a fé em Jesus Cristo, o Pão da vida. Lembramos que estamos no Ano Sacerdotal, proclamado pelo Papa Bento XVI, em comemoração aos 150 anos da morte do Cura d’Ars, cuja festa celebramos no dia 4 deste mês. Rezemos, pois, pelos padres que nos ajudam na comunidade e pelos nossos bispos. Também rezemos pelos diáconos, bem como pelos candidatos ao diaconato permanente e pelos nossos seminaristas. Que o bom Deus continue a suscitar em nossas comunidades, jovens dispostos a tudo deixar por amor ao seu Reino.

O presbítero, à imagem do Bom Pastor, é chamado a ser homem de misericórdia e compaixão. Próximo a seu povo e servidor de todos, particularmente dos que sofrem grandes necessidades (DA 198). Dai forças a mim, vosso sacerdote, e a todos os meus irmãos no sacerdócio, pois com a força do vosso Espírito, nos chamastes a levar, nos vasos de barro de nossas vidas, o tesouro inestimável do vosso amor de Bom Pastor. (cf PDV, 82)

ORAÇÃO
Senhor Jesus, que quisestes perpetuar vossa presença entre nós por meio de vossos sacerdotes, fazei com que suas palavras sejam somente as vossas, que seus gestos sejam os vossos, que sua vida seja o fiel reflexo da vossa. Que eles sejam os homens que falem a Deus dos homens e falem aos homens de Deus. Que não tenham medo de servir a Igreja como ela dever ser servida. Que sejam homens, testemunhas do eterno em nosso tempo, caminhando pelas estradas da história com vosso mesmo passo e fazendo o bem a todos. Que sejam fiéis aos seus compromissos, zelosos de sua vocação e de sua entrega, claros reflexos da própria identidade e que vivam com alegria o dom recebido. Tudo isso vos pedimos pela intercessão de vossa Mãe Santíssima: ela que esteve, presente em vossa vida, esteja sempre presente na vida dos vossos sacerdotes. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário, críticas e sugestões