sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Solenidade em Louvor à Nossa Senhora do Patrocínio

Estamos vivendo o tríduo em preparação a Festa de nossa Padroeira, Nossa Senhora do Patrocínio. Queremos aproveitar essa ocasião para conhecermos um pouco mais a origem deste título da Mãe de Deus.
Nossa Senhora do Patrocínio
A origem deste título deve-se ao episódio bíblico das bodas de Caná (João 2-1,11) que pela primeira vez o Patrocínio de Maria se manifesta e fica evidente a sua posição de intercessora, a favor dos homens. Maria sente o embaraço dos noivos diante de falta de vinho e quer auxiliá-los. Convicta do poder Divino de seu filho Jesus e de que ele não negará um pedido, observa em tom suplicante: "Eles não tem mais vinho". Ouve a resposta como de alguém que quisesse se eximir: "Mulher, que importa isso a mim e a vós? Ainda não é chegada a minha hora". Mas Maria confia nela e não desiste. Conhece como ninguém seu poder de mãe e sabe que seu filho não irá decepcioná-la: "Faça tudo o que Ele lhes disser", pede aos que serviam.

Ninguém resiste ao apelo materno. Jesus também não. O resultado foram as seis talhas do melhor vinho da festa.

A festa de Nossa Senhora do Patrocínio

Reconhecendo a constante intercessão de Nossa Senhora a favor dos cristãos, o Rei Felipe IV, o Grande, da Espanha, solicita ao Papa Alexandre VII permissão para celebração da festa em agradecimento ao Patrocínio de Nossa Senhora, o que lhe é concedido pela bula "Praeclara Christianissimi" de 28 de julho de 1656.

Aos poucos, esta festa chega a outros países. Em 1725 passa a ser celebrada nos Estados Pontifícos, no segundo domingo de novembro, por determinação do Papa Bento XIII. A partir daí, a festa é concebida para outras regiões, conservando-se o mês de novembro para sua celebração.
Padroeira de Abaeté
Em nossa paróquia Celebramos a Festa de Nossa Senhora do Patrocínio no dia 15 de agosto, solenidade da Assunção de Nossa Senhora.
O antigo “Arraial Novo de Nossa Senhora do Patrocínio do Marmelada dos Olhos d’Água”, hoje nossa querida Abaeté, nasceu ao redor de uma capelinha coberta de palhas onde hoje é a atual Matriz.
A missa de inauguração do Arraial Novo foi celebrada no dia da Padroeira Nossa Senhora do Patrocínio, que naquele tempo era celebrada no segundo domingo de novembro, lá pelos anos de 1.842. Em 1.848, o arraial foi elevado à categoria de Distrito de Paz do Marmelada, pertencente a Pitangui. Em 1.854, o distrito passou a pertencer à recém-criada Vila de Dores do Indaiá. Em 1.864, com a construção de nossa primeira matriz, o distrito foi elevado à paróquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário, críticas e sugestões