domingo, 22 de novembro de 2009

Solenidade de Cristo Rei


Cristo veio para dar testemunho da verdade


Da Redação, com Rádio Vaticano

Bento XVI dando sua bênção apostólica aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, durante o Ângelus, deste domingo, 22.

"É o poder do amor, que sabe extrair o bem do mal, comover o coração endurecido, levar a paz onde existe conflito, acender a esperança
onde não tem luz".

Com estas palavras, o Papa Bento XVI, em seu discurso antes da oração do Ângelus, neste domingo, 22, explicou que o poder real de Jesus não é o poder dos reis e dos grandes deste mundo. É o poder divino que doa a vida eterna, que liberta do mal e vence o domínio da morte. "Este Reino de Graça não se impõe, mas respeita sempre a nossa liberdade. Cristo veio para dar testemunho da verdade", completa o Pontífice.

Bento XVI ressaltou também, a partir da solenidade de hoje de Jesus Cristo, Rei do Universo, que o título de "rei" atribuído a Jesus é muito importante nos Evangelhos e dá uma leitura completa de Sua pessoa e Sua missão de salvação. De acordo com o Pontífice, da expressão "rei dos judeus", se chega ao título "Cristo, Rei do Universo, Senhor do cosmo e da história".O Papa destacou que "no centro deste percurso de revelação da realeza de Jesus Cristo está mais uma vez o mistério de sua morte e ressurreição. Enquanto Filho de Deus, Jesus se entregou livremente à paixão, que significa a vitória do amor de Deus Pai sobre a desobediência do pecado. É oferecendo-se no sacrifício de expiação que Jesus se torna o Rei do Universo, como Ele mesmo declara aparecendo aos apóstolos depois da ressurreição."

Bento XVI ressaltou ainda a necessidade de que cada pessoa faça uma escolha. "A quem devo seguir? Deus ou o maligno? A verdade ou a mentira? Escolher Jesus Cristo não garante sucesso segundo os critérios do mundo, mas garante aquela paz e alegria que somente Ele pode dar", frisou o Papa.
Ao explicar sobre a paz que vem de Cristo, o Pontífice declara que ela foi vivida por homens e mulheres que, em nome de Cristo e em nome da verdade e da justiça, se opuseram aos poderes do mundo, pagando com o martírio a sua fidelidade a Cristo.
Por fim, o Papa sublinhou que Maria compreendeu o novo gênero da realeza de Cristo, ouvindo suas palavras e participando do mistério de sua morte e ressurreição, e concluiu pedindo a Nossa Senhora para que nos ajude a seguir Cristo, Rei do Universo e testemunhá-lo em nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário, críticas e sugestões