sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

<<< Últimas Notícias - CNBB >>>

Acompanhe diariamente a vida da Igreja no Brasil e no Mundo, mantendo-se sintonizado com os principais acontecimentos. Viva esta comunhão na oração e na missão evangelizadora.

Os recursos serão destinados às ações de socorro imediato, reconstrução e recuperação das condições de vida do povo haitiano. Só no Brasil, através da Cáritas Brasileira, já foram arrecadados R$ 1.331.717,00. Deste total, R$ 500 mil já foram enviados na última semana.


No dia de hoje, 28, tem início a Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, instituída pela Lei 12.064, de outubro de 2009. Também é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. A Semana será marcada por manifestações em todo o país, organizadas por entidades que fazem parte da Frente Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.


Um dos maiores adversários da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), o bispo prelado de Xingu, dom Erwin Krautler, estará à disposição da imprensa no próximo dia 29, às 15h no auditório da Paulinas Livraria, na Vila Mariana, em São Paulo. Ele discute os impactos na vida da população e no ambiente da região se levado adiante o principal empreendimento previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Aos 70 anos, dom Erwin passou mais da metade colaborando com as missões no Brasil e teve como companheira de luta a missionária Dorothy Stang, morta por pistoleiros em 2005. Ele mora há mais de 40 anos na região Amazônica e hoje preside o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), que cuida da causa dos povos indígenas e, por extensão, a causa dos pobres.
O bispo vive sob a proteção de policiais militares do Estado do Pará, por causa das constantes ameaças de morte e agressões por sua atuação em defesa da dignidade e direitos dos povos indígenas. São várias as denúncias contra fazendeiros, madeireiros, comerciantes e políticos da região, inclusive denúncias de abuso sexual, práticas de trabalho escravo e prostituição infantil.
Sua atuação é reconhecida por diversas entidades e já lhe rendeu prêmios de direitos humanos e títulos doutor honoris causa.
Tema: Debate sobre a construção da usina de Belo Monte - Os impactos no meio ambiente e na vida da população da região
Assessor: Dom Erwin Krautler
Data: 29 de janeiro, 2010 - sexta-feira
Horário: 15h
Local: Auditório Paulinas Livraria – Vila Mariana
R. Domingos de Moraes, 678 (Em frente a estação do metrô Ana Rosa)
Gratuito e aberto ao público


A Comissão de Educação e Cultura está a todo vapor na organização do 16º Congresso Eucarístico Nacional, que acontece entre os dias 13 a 16 de maio, em Brasília. A Comissão organizou concursos de redação pra crianças e jovens, escolheu a letra do hino e está decidindo os últimos detalhes da apresentação da orquestra sinfônica durante o CEN.

Ontem, dia 25, no Vaticano, o papa Bento XVI nomeou o bispo de Garanhuns (PE), dom Fernando José Monteiro Guimarães, membro do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica (Supremo Tribunale della Segnatura Apostolica).



A preparação do Sínodo dos Bispos do Oriente Médio, que acontecerá de 10 a 24 de outubro em Roma, está permitindo que a Igreja realize a maior sondagem de caráter sócio-religioso nesta região.


O Papa Bento XVI enviou uma carta pessoal ao presidente da Conferência Episcopal do Haiti, dom Louis Kébreau, arcebispo de Cabo Haitiano, na qual mostra sua dor e proximidade às vítimas do terremoto.



Confira todas essas notícias e muito mais no site da CNBB através do link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário, críticas e sugestões