quinta-feira, 28 de maio de 2009

Ano Sacerdotal


O prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Cláudio Hummes, divulgou uma carta por ocasião do Ano Sacerdotal, que terá início no dia 19 de junho, festa do Sagrado Coração de Jesus e Dia Mundial de Oração pela santificação dos sacerdotes.


Para o cardeal, a convocação deste ano teve uma repercussão mundial positiva, em especial entre os próprios sacerdotes: "Todos queremos nos empenhar, com determinação, profundidade e fervor, a fim de que seja um ano amplamente celebrado em todo o mundo, com toda a sua grandeza e com a participação do nosso povo católico, que sem dúvida ama seus sacerdotes e os quer ver felizes, santos e repletos de alegria".


Deverá ser um ano positivo e propositivo, em que a Igreja quer dizer que está orgulhosa de seus sacerdotes. "Eles são importantes não somente por aquilo que fazem – afirma o cardeal brasileiro –, mas por aquilo que são."


É verdade que alguns deles se viram implicados em graves problemas, mas representam uma porcentagem muito pequena em relação ao número total do clero: "A imensa maioria dos sacerdotes são pessoas digníssimas, dedicadas ao ministério, homens de oração e de caridade pastoral, que vivem para atuar a própria vocação e missão com grandes sacrifícios pessoais, solidários para com os pobres e com quem sofre".


O Ano Sacerdotal, portanto, deve ser uma ocasião para aprofundar a identidade sacerdotal, a teologia sobre o sacerdócio católico e o sentido da vocação e da missão dos sacerdotes na Igreja e na sociedade. Para isso, será necessário organizar encontros de estudo, jornadas de reflexão, exercícios espirituais específicos, conferências e semanas teológicas.


Em especial, deverá ser um ano de oração dos sacerdotes, com os sacerdotes e pelos sacerdotes, para que sejam examinadas as condições concretas, espirituais e materiais em que vivem; um ano de renovação da espiritualidade do presbitério e de cada um dos presbíteros.


Por fim, o cardeal convida todas as Igrejas locais a participarem da inauguração do Ano Sacerdotal com um ato litúrgico específico. "Serão bem recebidos em Roma todos aqueles que poderão estar presentes, a fim de manifestar a própria participação a esta feliz iniciativa do papa."


O Ano Sacerdotal foi convocado por Bento XVI para celebrar os 150 anos da morte de São João Maria Batista Vianney, o Santo Cura d'Ars. Em nossa Diocese o Ano Sacerdotal será aberto no dia 18/06, no centro de Formação da Paróquia Nossa Senhora do Livramento em Piumhi, quando todos os padres da Diocese estarão reunidos com nosso Bispo, Dom Félix, para um momento de Formação e atualização teológica.

Celebrando Pentecostes: Força Viva da Igreja


IGREJA: COMUNIDADE DOS DISCÍPULOS DE JESUS, EM MISSÃO,

A SERVIÇO DA VIDA, DA FAMÍLIA E DA JUVENTUDE.


Vinde Espírito Criador, as nossas almas visitaie enchei os corações com vossos dons celestiais.


Dia: 31/05/2009

Local: Salão Paroquial

Horas: À partir das 16h

Encerramento com a Santa missa.


Participação de todos os movimentos e grupos paroquiais.Convidamos você e sua família a estar conosco neste dia,onde “Descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força”

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Preparando Pentecostes


No dia 31 de maio, Festa de Pentecostes, acontecerá em nossa Paróquia uma tarde de louvor a partir das 16h no Salão Paróquial. Com a presença da RCC, de todas as comunidades, pastorais e movimentos de nossa Paróquia, queremos celebrar o nascimento da Igreja e renovar nossa missão de Batizados. Coomo igreja, comunidade dos Discipulos de Jesus em Missão, queremos, guiados pelo Espírito Santo de Amor, ser, cada vez mais, uma Igreja Acolhedora, Vocacional e Missionária. Venha participar conosco. Para maiores informações procure o escritório Paroquial, ou pelo telefone: 37-3541-1446.

Preparando a Ordenação Diaconal



Este foi o lema e desenho escolhido pelos seminaristas Marcos Tiago e Marcus Vinícius, que serão ordenados Diáconos no dia 04 de julho de 2009, na Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio. Hoje, 27/05, na reunião do CPP serão formadas as equipes de trabalho para este momento de graça que viveremos em nossa Paróquia. Desde já contamos com as orações e o empenho de toda nossa comunidade

terça-feira, 26 de maio de 2009

Vale a pena conferir!

Com o avanço dos meios de comunicação, nossa Igreja tem ganhado espaço na internet. um site muito rico é o "portal Católico". Este site esta sob a responsabilidade da Associação Cultural Portal Católico do Brasil. Esta é uma entidade beneficente, sem fins lucrativos que pretende ser intrumento de evangelização, formação, preocupada em defender e promover a fé católica. Tem como objetivo: formação integral do ser humano através dos meios de comunicação; promover o convívio e a fraternidade humana, social, o sentido e a ação comunitária; Formação e conteúdo sobre a Igreja católica para a comunidade e a mídia secular. O site vem ao encontro da MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI para o 43º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS: "Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade." Vale a pensa conferir


quinta-feira, 21 de maio de 2009

Encontro de Formação para Leitores

No dia 17 de maio aconteceu em nossa paróquia o primeiro encontro de formação para leitores. Com a presença do seminarista Fabricio, Pe. Patriky e Pe. Antônio, todos refletiram sobre a importância de proclamar bem as leituras na Celebrações Liturgicas. Um dos temas abordados foi diz respeito a Assembléia Liturgica. Assembléia Litúrgica. Esta que é uma reunião de pessoas em visitas de um determinado objetivo, meta ou fim. Assembléia litúrgica: É um povo convocado por Deus para responder à sua Palavra em atitude de fé. É o corpo de Cristo: sinal visível do grande mistério da Igreja em toda sua realidade. Quem convoca a assembléia litúrgica é o próprio Deus. Foi ele quem escolheu cada um de seus membros (“fui eu que vos escolhi” – jô 15,16) por chamado especial.” Tomar-vos-ei por meu povo, e serei o vosso Deus” (Ex 6,7). Assim a Liturgia da Palavra torna-se diálogo amoroso e comprometedor entre Deus e seu povo, animado pelo Espírito Santo. E, o Verbo de Deus, Palavra viva do Pai, o próprio Cristo, se torna CARNE em nós para continuarmos sua ação salvadora, entregando nossa vida para a transformação do mundo. Após uma explanação teórica foi realizada uma oficina liturgica na Igreja matriz.

Confira algumas fotos:














quinta-feira, 14 de maio de 2009

Ordenação Diaconal

Foi com muita alegria que no dia 12/05 nosso Pároco, Pe. Antônio Carlos, apresentou à nossa comunidade Paroquial o pedido da Diocese de Luz para que os seminaristas Marcos Tiago e Marcus Vinícius fossem ordenados diáconos em nossa cidade. É a primeira vez que acontecerá uma ordenação diaconal dos seminaristas de nossa Diocese em Abaeté. Desde já contamos com as orações de todos bem como o empenho para que possamos acolher todos os padres, seminaristas, religiosos e religiosas que estarão conosco para a realização deste evento. A data da ordenação foi confirmada para o dia 04 de julhos às 10h na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio. Nossos pré-diáconos escolheram como lema de ordenação o trecho do livro dos Atos dos Apóstolos 17,28: " Nele somos, nos movemos e existimos"

Marcus Vinicius e Marcos Tiago

Igrejas se unem para celebrar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos


Com o tema “Unidos na tua mão” (Ez 37, 17), o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), que reúne oito igrejas cristãs, incluindo a Igreja Católica, realiza, entre os dias 24 e 31 de maio, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2009. O evento trata-se de um convite a rezar juntos pelo processo de educação das comunidades cristãs no caminho da reconciliação.

Segundo o secretário-geral do Conic, reverendo Luiz Alberto Barbosa, a Semana é um caminho de “reconciliação, para transformar as nossas relações humanas conforme o Evangelho”. O secretário explica que a Semana é motivada pela necessidade de se fazer uma reflexão mundial em torno do mesmo tema, para a contribuição da unidade entre as igrejas cristãs. O acontecimento é mundial, mas realizado em diferentes datas.
“Na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos queremos esquecer nossas mínimas diferenças e relembrar as palavras de Jesus sobre a importância de nossas semelhanças como cristãos”. Para o reverendo Luiz Alberto, “As afinidades das igrejas cristãs em torno de Jesus são mais fortes do que as diferenças”. O secretário lembra que não só as igrejas integrantes do Conic participam do evento, como também as igrejas Batista, Assembleia de Deus, Metodista, Sara Nossa Terra, e outras.

O presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom José Alberto Moura, diz que o evento é a maior manifestação de unidade entre os cristãos do mundo inteiro. “A Semana é fundamental para os cristãos de todo o mundo. A celebração visa unir as igrejas no seguimento de Jesus Cristo como um só pastor e nós como um só rebanho. Com o encontro, nós não conseguimos cumprir o sonho de Jesus pela unidade, mas já é um bom começo”, ressalta.

Como acontece?

A abertura nacional da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos acontece às 19h do próximo dia 23 de maio, em Brasília, na catedral Anglicana. Durante a semana, de 24 a 31 de maio, dioceses, paróquias e comunidades da Igreja Católica recebem fiéis de outras igrejas para fazer, assim, as celebrações com o material do Conic. Da mesma forma acontece também nas Igrejas evangélicas que recepcionam fiéis de variadas confissões religiosas cristãs.

Ainda segundo o reverendo Luiz Alberto, o tema deste ano “Unidos na tua mão” (Ez 37, 17), foi proposto pela Conferência Episcopal da Coréia do Sul. A motivação para a escolha é a divisão das duas Coréias [Sul e Norte]. “Com a escolha os bispos daquele país lembram que há a necessidade urgente da unidade entre esses dois países”.

Fonte: www.cnbb.org.br

domingo, 3 de maio de 2009

Feliz dia das mães!

Oração de mãe

“Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exultade alegria em Deus, meu Salvador.” (Lucas 1,46-47)


SOU MÃE, Senhor, e o que mais importa é que o seja.
Levo meu filho na rede dos meus braços e no berço vivo do meu coração.
Me destes parte da minha vida para senti-Ia viver aos meus olhos e olhá-Ia como ser do meu ser.

Obrigada, Deus-Pai; que o pai do meu filho seja a imagem de quem sois, com o mesmo desvelo que tendes, Pai nosso do céu.
A santa Mãe do teu Filho, Deus-Pai, me ensine a sentir e a fazer como mãe que ela foi e assim se fez — Mãe de Jesus.

Que eu saiba criar e educar o bendito fruto do meu ventre com as mesmas palavras no coração guardadas pela Santa Mãe da divina semente.

Amém.