sábado, 18 de setembro de 2010

Como a Igreja se posiciona diante do Espiritismo? (Segunda Edição)


No número anterior propusemos “um diálogo sério e maduro, como uma tarefa inadiável a ser cumprida por todos os cristãos, frente às muitas propostas de vida a nós apresentadas. Além disso, cabe-nos procurar respostas adequadas e corretas às questões fundamentais para a realização integral da pessoa humana”.

Quando e como surgiu o Espiritismo?

O primeiro núcleo surgiu nos EUA em 1848, onde alguns fatos paranormais ocorridos foram interpretados como “comunicação com um espírito” ou “alma sem corpo”. Estes fatos foram posteriormente desmentidos pela imprensa norte americana. No entanto, a teoria espalhou-se rapidamente. Leon Hippolyte Denizart Rivail (1804-1869 – França), que passou a chamar-se Allan kardec, é considerado o responsável pela codificação e sistematização da doutrina espírita.

O que é o Espiritismo?

1. “O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal”. Tem por base a Bíblia. Mas se considera como a terceira revelação, depois de Moisés e Jesus Cristo.
2. Deus é a inteligência suprema.
3. Além do mundo material, corporal (habitação dos espíritos encarnados) há o “mundo espiritual” (habitação dos espíritos desencarnados).
4. No universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução.
5. Os espíritos são criados simples e ignorantes, evoluindo através de sucessivas “reencarnações”.
6. As relações dos espíritos com os homens são constantes e sempre existiram. Os bons espíritos nos atraem para o bem e nos ajudam a suportar as provações com resignação e coragem. Os espíritos imperfeitos nos induzem ao erro.
7. O homem tem o livre arbítrio para agir e responde pelas conseqüências de suas ações.
8. Todas as práticas espíritas são gratuitas.
9. Nas reuniões não há culto exterior, nem sacerdotes, nem altares, imagens ou rituais.
10. A mediunidade, que permite a comunicação dos espíritos com os homens, é uma faculdade “inata” em algumas pessoas, independente da religião e deve ser exercida dentro da moral cristã.
11. O Espiritismo respeita todas as religiões, valoriza os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização e pela paz entre todas as pessoas.

No próximo número analisaremos a doutrina espírita diante das afirmações basilares da fé cristã.
Se você deseja apresentar suas dúvidas, questionamentos ou algum aspecto que sejam melhor esclarecidos, entre em contato conosco através do e-mail da Paróquia - paroquiabaete@abaetemg.com.br ou deixando sua contribuição por escrito, no Escritório Paroquial.

Pe. Antônio Carlos – Pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário, críticas e sugestões