sexta-feira, 20 de novembro de 2009

CERIS prepara realização de novo censo católico



Representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Conferência dos Religiosos do Brasi (CRB) reúnem-se para um workshop, amanhã, 21, em Brasília, com o Centro de Estatísticas Religiosas e Investigações Sociais (CERIS) e com a Promocat Marketing Integrado, empresa contratada pelo CERIS para realizar o Censo da Igreja Católica e publicar o Anuário Católico do Brasil.



O evento, proposto pela CNBB e pela CRB, contará com a participação de representantes de dioceses, padres, religiosos e religiosas, especialmente convidados para colaborarem na reformulação das metodologias do Censo da Igreja.

O encontro servirá para discutir as diretrizes que serão adotadas para elaboração do novo Censo da Igreja Católica, além de debater sobre aspectos que mereçam ser aperfeiçoados e reformulados na metodologia até hoje aplicada e também na impressão do Anuário Católico.

“Essa discussão com toda a Igreja pretende avançar na estrutura do Censo, analisando o que pode ser melhorado e de que forma podemos aprimorar o processo de captação e exposição dos dados de maneira que atenda as necessidades individuais de cada célula da Igreja”, explica o presidente do CERIS, padre Nivaldo Pessinatti,.

Os pesquisadores Marcelo Pitta e Silvia Fernandes, que integravam a antiga equipe de pesquisadores do CERIS, também participarão do workshop, além de dom Hugo Cavalcante, responsável pelo enquadramento canônico da pesquisa.

O Portal GuiaCatólico.Com, que será a principal ferramenta de pesquisa para os próximos Censos da Igreja, também consta na pauta do encontro. Elaborado com o intuito de facilitar as pesquisas e o acesso a todas as informações presentes no Anuário Católico impresso, o Portal deverá ser lançado no primeiro trimestre de 2010 e já será utilizado para o próximo Censo.


Fonte: www.cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário, críticas e sugestões