terça-feira, 3 de novembro de 2009

Papa reza nas grutas vaticanas pelos papas e por todos os falecidos


Momento de oração pessoal na comemoração dos fiéis falecidos


CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 2 de novembro de 2009 (ZENIT.org).- Bento XVI desceu esta tarde às Grutas Vaticanas para rezar pelos papas falecidos e por todos os falecidos, informou nesta segunda-feira a Sala de Informação da Santa Sé.
Foi às 18h, quando o Santo Padre dedicou este momento de oração em particular, habitual no dia da comemoração dos fiéis falecidos.

O Papa elevou uma oração, segundo o comunicado da Santa Sé, “em sufrágio dos sumos pontífices ali sepultados e de todos os falecidos”.As grutas vaticanas se situam sob a Basílica de São Pedro. Ali estão enterrados vários papas, entre eles, Bento XV, Paulo VI, João Paulo I e João Paulo II.


O túmulo do papa Karol Wojtyla, um dos que atualmente congregam mais fiéis nas Grutas Vaticanas, ocupa o lugar no qual esteve enterrado, durante trinta anos, o beato Papa João XXIII, cujos restos foram trasladados pouco depois de sua beatificação ao altar de São Jerônimo para permitir um maior fluxo de fiéis devotos.


Junto ao túmulo de Paulo VI, está o lugar que os arqueólogos estabeleceram como lugar do túmulo do apóstolo São Pedro, primeiro bispo de Roma, justamente sob o altar maior da Basílica.
Nem todos os restos dos papas descansam nas grutas; alguns deles pediram disposições especiais, como Leão XIII, falecido em 1903, que elegeu como lugar de sepulcro a basílica de São João de Latrão.


Nas Grutas Vaticanas também se custodiam sarcófagos paleocristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário, críticas e sugestões