sábado, 9 de outubro de 2010

OUTUBRO – MÊS DAS MISSÕES



Com toda a Igreja, realizamos durante o mês de outubro, a Campanha Missionária. Neste ano de 2010 o tema é “Missão e Partilha” e como lema “Ouvi o clamor do meu Povo” (Ex 3,7b).
O tema Missão e Partilha recorda a Campanha da Fraternidade deste ano – “Economia e Fraternidade”. Buscamos resgatar o tema, dando-lhe um enfoque e dimensão missionária. O lema recorda o Êxodo do povo de Israel, e os muitos "êxodos" dos povos atuais. Também nos remete ao tema da migração, mobilidade humana, do ser peregrinos, lembrando-nos permanentemente que o horizonte da Missão é o mundo, a humanidade no seu todo. A água relembra o valor e a dignidade da vida, como elemento vital para o planeta, onde vive e está inserida a humanidade. Aqui, especificamente, leva-nos à realidade amazônica, com sua rica biodiversidade. A última semana de outubro é dedicada à Amazônia. O barco faz alusão à figura bíblica da Igreja Peregrina que "navega" pelos mares da história da humanidade. Nela se destaca a figura de Jesus Cristo. É Ele quem dá segurança: "Não tenham medo... avancem para águas mais profundas!" (Mt 4,18). Ao mesmo tempo aponta para o horizonte amplo e universal da Missão, que é o mundo, a humanidade. A Missão não tem fronteiras!
Destaca-se ainda a figura dos índios, etnias vivas e presentes na realidade amazônica do Brasil e de outros países. Povos que nos acolheram, abrindo-se à Boa-Nova do Evangelho, e precisam ser respeitados e valorizados, como portadores de valores evangélicos já presentes, quais "sementes do Verbo Encarnado" .





A COOPERAÇÃO MISSIONÁRIA



“Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura!” (Mc 16,15)
A tarefa que Jesus confiou a seus Apóstolos na Ascensão é hoje dever de todos nós que fomos batizados. Cada um é chamado a ser missionário no lugar onde vive e junto às pessoas com as quais convive, pois a Igreja é missionária por natureza. Entretanto, vem-nos a pergunta: “Que poderemos fazer concretamente para auxiliar na difusão do Evangelho?” Várias são as formas de cooperar na obra da evangelização dos povos.
Primeiramente, cooperamos através de nossa própria conversão pessoal que se manifesta no testemunho de vida. O melhor meio de anunciar o Evangelho é pôr em prática a caridade cristã. Contudo, para isso, faz-se necessário dialogar com freqüência e profundamente com Deus. A oração é “a alma de todo apostolado”, sem a qual nenhuma outra atividade tem eficácia. Outras obras de piedade, como jejuns e penitências, também são de grande valor na cooperação missionária.
Outro modo de cooperar com as missões é sendo missionário além-fronteira, deixando sua terra e indo evangelizar outros povos, como estão fazendo dois padres de nossa Diocese, Pe. Manoel e Pe. Patriky em Rondônia.
Do mesmo modo, cooperam aqueles que divulgam a imprensa missionária – como a revista Sem Fronteira e o jornal Missão Jovem – que serve de ponte de ligação entre os que atuam em situação de missão no Brasil e no exterior, e os demais membros da comunidade eclesial.
Aqueles que rezam pelas vocações missionárias e as incentivam também dão uma grande ajuda à causa da evangelização, pois “a colheita é grande, mas poucos os operários” (Mt 9,37).
Enfim, a ajuda financeira é muito necessária para a manutenção dos missionários no Brasil e no mundo, bem como as obras por eles realizadas. A Coleta para as Missões, que é realizada, todo ano, no penúltimo domingo de outubro, tem essa finalidade.
Outro modo prático de colaborar com a missão evangelizadora é ajuntar selos usados e enviá-los para as Pontifícias Obras Missionárias que os reverterão em dinheiro para as missões.
Não importa o modo com que cooperamos, o importante é cooperarmos de coração para que Jesus seja cada vez mais conhecido e amado por muitos, a exemplo de Santa Terezinha do Menino Jesus – Padroeira das Missões – que nunca saiu de seu convento, mas, por meio de suas orações e sacrifícios, auxiliou grandemente o trabalho evangelizador da Igreja.
Que o Espírito Santo acenda em nossos corações o fogo do ardor missionário para que, por palavras, orações e obras, anunciemos Jesus!



D. Antônio Carlos Félix – Bispo Diocesano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário, críticas e sugestões